Diretrizes de Gestão de Configuração

De MSTECH wiki
Revisão de 13h08min de 14 de novembro de 2016 por Flavia.mariano (Discussão | contribs) (Nível de Controle)

Ir para: navegação, pesquisa

Objetivo

Esta página descreve como estão definidos os itens de configuração, baselines e níveis de controle nos projetos e processos organizacionais de Gerência de Portfólio de Projetos e Medição.

Nível de Controle

Os documentos e artefatos gerados pelos projetos e processos organizacionais são considerados itens de configuração e são classificados entre:

  • Formal

Itens controlados com histórico de alterações e recuperação de versões anteriores, com a necessidade de solicitação formal para a realização de alterações. São artefatos que definem os requisitos e que contenham informações para a produção do produto a ser entregue (Exemplos: códigos fonte, documento de arquitetura, documentos técnicos enviados pelo cliente, outros documentos técnicos). As modificações em artefatos formais são autorizadas através de tickets na ferramenta Redmine ou tasks no Youtrack e estas devem seguir o padrão abaixo:

#ID Alteração de artefato: <nome do artefato>

Sendo que #ID é o número da issue na ferramenta (Redmine ou Youtrack).

  • Versionado

Itens controlados com histórico de alterações e recuperação de versões anteriores, sem a necessidade de solicitação formal para a realização de alterações. São artefatos de gestão (por exemplo: atas, relatórios gerenciais, coleta de indicadores) e demais artefatos que não se encaixem como “Formal”.

Nos tópicos a seguir serão apresentados os itens de configuração definidos para os projetos, bem como seus níveis de controle e acesso.

Repositórios e Estrutura Padrão de Pastas

Controle de Acessos