Qual a diferença do Gestão Escolar x SGP x SGP do INES?
Está dúvida é a mais comum em relação ao sistema Gestão Escolar, então hoje finalmente você vai entender qual é a diferença entre eles.
Primeiramente vamos iniciar pelo o surgimento do Gestão Escolar, que nasceu com a oportunidade de negócio para desenvolver um sistema web para substituir o sistema off-line que era utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro.
O Sistema Gestão Escolar foi desenhado para atender as expectativas da rede, mas no decorrer do projeto ele foi implantado na Prefeitura de Bauru e em sequência na Prefeitura de Sertãozinho. Cada cliente solicitava adaptações das telas existentes que foram desenvolvidas para o Rio de Janeiro e também melhorias, e assim surgiu muitas parametrizações.
O produto Gestão Escolar também foi implantado na prefeitura de São Paulo, onde surgiu o chamado Gestão Pedagógica, é o mesmo produto mas com diversas melhorias especificamente para o cliente focando principalmente na parte pedagógica (Planejamento de aulas, diário de classe, habilidades etc).
E assim continuamos a parametrizar o produto, mas as adaptações específicas para o cliente São Paulo ficaram tão complexas e tão diferente dos outros clientes, que ficou bem complicado manter tudo parametrizado. Sem comentar a complexidade de testes que eram realizados, pois sempre era necessário testar com todas as visões de clientes. Assim foi definido que o cliente São Paulo teria um código separado.
Assim não se engane achando que SGP é outro produto, está tudo no mesmo código fonte, o que muda é como o cliente utiliza o sistema. Em cada implantação é definido como será utilizado o Sistema do modo que o São Paulo utiliza ou igual as outros clientes. Atualmente apenas São Paulo utilizam o chamado Gestão Pedagógica.
Para o cliente INES foi construído outro produto partindo do código do Gestão Escolar Produto, pois neste caso era mais complicado pois era necessário uma estrutura de curso por crédito que não existe no Gestão Escolar Produto. O sistema todo foi alterado para atender uma estrutura por crédito mas continuando utilizando as mesmas telas existentes e com adição de novas melhorias específicas para o cliente.