Métodos HTTP
Versão 1.0 de 06/12/2016
Índice
Introdução
Objetivo do documento
O documento busca informar sobre o HTTP e seus métodos.
HTTP / HTTP2
O HTTP é um protocolo desenvolvido originalmente para distribuir conteúdo hipertexto — ou seja, textos com hiperlinks que conseguem levar você a outros textos com hiperlinks. O HTTP funciona como um protocolo de requisição-resposta no modelo computacional cliente-servidor.
HTTP
Com o HTTP/1.1, as páginas poderiam ser comprimidas pelos servidores e descomprimidas pelo computador do usuário. Portanto, o principal problema que o HTTP/2 tenta resolver é o das múltiplas conexões.
HTTP2
Já o HTTP/2 usa multiplexação, um nome complicado para dizer que o navegador abre uma única conexão para baixar múltiplos arquivos. As requisições e respostas são paralelas e assíncronas: seu navegador pede vários arquivos ao mesmo tempo e recebe-os assim que eles estiverem prontos, na mesma conexão.
Métodos
O protocolo HTTP define oito métodos (GET, HEAD, POST, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS e CONNECT) que indicam a ação a ser realizada no recurso especificado.
GET
Solicita algum recurso como um arquivo.
HEAD
Variação do GET em que o recurso não é retornado. É usado para obter metainformações por meio do cabeçalho da resposta, sem ter que recuperar todo o conteúdo.
POST
Envia dados para serem processados para o recurso especificado.
DELETE
Exclui o recurso.
TRACE
Ecoa o pedido, de maneira que o cliente possa saber o que os servidores intermediários estão mudando em seu pedido.
OPTIONS
Recupera os métodos HTTP que o servidor aceita.
CONNECT
Serve para uso com um proxy que possa se tornar um túnel SSL (um túnel pode ser usado, por exemplo, para criar uma conexão segura).
Outros protocolos
FTP
File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos é usado para o envio de arquivos do computador para um servidor na Web.
SMTP
Simple Mail Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Correio Simples é um protocolo usado para correio eletrônico, entre outros protocolos.
Cookies
Os cookies são arquivos ou strings e não são programas executáveis. É usado para identificar um usuário que configurou uma página web, pode ser usado também quando se faz a solicitação de armazenamento de senha, na vez posterior em que entrar no site, a sua senha será lembrada. É usado também em sites de compra, armazenando os produtos que o cliente colocou no carrinho.