Como pontuar no sprint planning?
Especifique as tarefas de desenvolvimento
Primeiramente, o time deve quebrar os itens apresentados pelo PO em tarefas de desenvolvimento, na menor granularidade possível. O ideal é que as tarefas divididas possam ser executadas em um dia.
Como pontuar?
Analisando as tarefas que serão necessárias para entregar os itens, o time deve pontuar os itens do backlog da sprint.
Para isso devem usar a técnica do planning poker, que acontece da seguinte maneira:
A. Todos os participantes, com exceção do PO, depois de ouvir a explicação do item, tirar possíveis dúvidas e debater sobre a forma como atender o item tecnicamente, escolhe separadamente e sem revelar para ninguém, uma carta do baralho, que pode ter os possíveis valores: ½, 1, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100, ?, ∞.
B. Depois que todos escolherem as cartas, a equipe deve revelar as cartas todos de uma única vez.
Se algum participante selecionar a carta “?” o item deve ser explicado novamente para esse participante, até que ele entenda a demanda e se sinta à vontade para pontuar. A falta de conhecimento também pode ser técnica, e o participante não conseguiu entender a solução técnica proposta pela equipe. Nesse caso a equipe deve debater novamente para que o participante entenda a implementação proposta.
Se algum participante selecionar as cartas “40”, “100” ou “∞”, ele deve justificar a complexidade e então o PO deve explicar o item novamente. Se a conclusão for que o item está realmente com uma complexidade muito elevada, ele deve ser dividido em mais itens, que sejam pontuados em no máximo 20.
A equipe deve entrar em um consenso sobre a pontuação. Caso, ao revelar as cartas existirem números diferentes, quem colocou o menor número e depois quem colocou o maior número devem argumentar sobre a sua escolha. Então, a equipe recolhe as cartas e joga novamente. A equipe deve continuar nessa interação até encontrar um consenso.
O número de pontos definido pela equipe, deve ser atribuído pelo PO ao item que estava sendo discutido.
Esse processo deve acontecer para todos os itens do backlog da sprint, até atingir a capacidade máxima de pontos para a célula naquela sprint.