Política de Segurança da Informação para hospedagem de sites
Versão 1.5 - publicada em 27/07/2017
1. Apresentação
O serviço de hospedagem de sites é construído sobre uma plataforma tecnológica que envolve principalmente quatro níveis ou quatro diferentes áreas de conhecimento: Datacenter, Infraestrutura Lógica de TI, Aplicação e Banco de Dados, dispostos de maneira representativa na figura 1:
Figura 1: Representação dos níveis que compõem a plataforma do serviço de hospedagem de sites
A segurança da informação gerada e armazenada por um website depende que processos de segurança sejam implementados e mantidos em cada um dos níveis individualmente e em conjunto. Este documento tem o objetivo de fornecer uma visão geral destes processos e apresentar as garantias necessárias aos clientes deste serviço de que as informações de seus websites, hospedados pela MSTECH, estarão seguras contra perdas causadas por possíveis falhas de diversas origens e também contra acessos não autorizados. Por se tratar de um documento público, este documento não fornece detalhes sobre os processos que poderiam comprometer a segurança do ambiente e das aplicações.
2. Visão Geral do Serviço de Hospedagem de Websites da MSTECH
A seguir são apresentados em linhas gerais os componentes dos quatro níveis da plataforma tecnológica que compõe o serviço de hospedagem de sites, bem como a relação entre cada um deles:
2.1 Datacenter
Entende-se por Datacenter toda a infraestrutura tecnológica necessária para suportar os demais níveis da plataforma. Composta por:
- Infraestrutura predial: Instalações físicas, fornecimento de energia e refrigeração adequadas. Controle de acesso de pessoal autorizado.
- Rede de Dados: Dispositivos de hardware que suportam a comunicação de dados entre os demais elementos, como switches, roteadores e cabeamento necessário para interligação.
- Servidores: Computadores com função específica, dedicados à hospedagem propriamente dita das aplicações.
- Storages: Dispositivo com a função específica de armazenamento de dados, com recursos nativos de replicação de dados e proteção contra falhas de seus componentes internos.
- Firewall: Dispositivo de hardware que gerencia as conexões entre os segmentos da rede lógica (mais especificamente entre a Internet e a rede interna onde estão conectados os demais elementos já descritos), permitindo apenas as conexões explicitamente registradas em seu conjunto de regras. Também responsável por identificar e mitigar possíveis ataques e acesso não autorizado aos servidores e storages.