Catálogo de Papeis

De MSTECH wiki
Revisão de 12h09min de 16 de dezembro de 2016 por Flavia.mariano (Discussão | contribs) (Papeis)

Ir para: navegação, pesquisa

Papeis

Organograma

Organograma.jpg

Descrição resumida da estrutura organizacional

A MSTECH contempla 3 (três) gerências funcionais:


  • Gerência de Produção: responsável pela condução dos projetos da empresa, é nesta gerência que estão as células de desenvolvimento de software, o escritório de Planejamento e Controle da Produção, e a equipe de Especialistas em Tecnologia Educacional.
    • Escritório de Planejamento e Controle da Produção é uma área de apoio que tem como objetivo gerar visibilidade gerencial sobre a alocação e os indicadores de produção dos projetos e equipes para a empresa;
    • Equipe de Especialistas em Tecnologia Educacional também é uma área de apoio aos projetos da empresa, compostas de mestre e doutorados, apoiam na idealização, implantação, formação e desenvolvimento de materiais educacionais dos projetos da empresa;
    • Células: a empresa tem sua própria metodologia de desenvolvimento de software advinda das melhores práticas do SCRUM e das exigências do modelo de maturidade MPS.BR nível F. Os projetos são conduzidos por células de desenvolvimento de software fixas compostas pelos papéis do SCRUM como Product Owner, Scrum Master e Time SCRUM e tendo analistas de negócios e requisitos, analistas de testes e designer alocados sob demanda ou dedicados conforme necessidade dos projetos.

Engenheiros de software também podem ser alocados como parte do time de projetos específicos, bem como atuam na definição arquitetural e das boas práticas de engenharia da empresa.


  • Gerência de Negócios: responsável pelo processo de venda (pré-venda, venda e pós-venda) da empresa, pela gestão de relacionamento e contrato, bem como pelas equipes locais de implantação de projetos.
    • Equipe de Apoio à Negócios composta pelos times de Marketing e Pré-venda: responsável pela assessoria a toda a área de negócios e diretoria da MSTECH, viabilizando a participação em cotações, propostas e editais, atuando no apoio / análise técnica das oportunidades de negócios, conduzindo apresentações e demonstrações de produtos, projetos e serviços, ajudando no desenho das soluções, bem como conduzindo o got-to-market de produtos e serviços e da divulgação da marca MSTECH.
    • Gestão de Contratos / Contas:
      • Gestores de Contratos: responsável por garantir o cumprimento dos contratos designados a eles, acompanhando as entregas com as equipes de projeto alocadas, conduzindo processos e documentações contratuais exigidas, planejando e viabilizando os faturamentos previstos, acompanhando a satisfação dos clientes com relação à atuação da empresa e às entregas realizadas, estabelecendo uma relação próxima e de longo prazo nestes clientes. Para contratos com um único ou poucos projetos, produtos ou serviços, o gestor de contrato pode atuar como líder de implantação e/ou PO das células de produção.
    • Gestores de Conta/Cliente: Responsável pela prospecção e venda da oportunidade até o fechamento do contrato (proposta, negociação, visitas, etc.), promovendo a abertura de novos negócios, por meio de prospecções e qualificação de clientes e oportunidades em potencial, canais e parceiros de negócio, acompanhando constantemente os editais para apoiar na seleção e viabilização da participação pela empresa, com o objetivo de gerar expansão de negócios e de mercado.
    • Equipes de Implantação local: responsáveis pela condução da implantação de projetos que exigem equipes locais, coordenando as equipes de implantação (suporte, formação, integração, desenvolvimento, etc.) alocadas, conduzindo formações e prestando suporte/apoio aos gestores por parte dos clientes. Em muitos contratos, atuam de forma local ou temporariamente local, como por exemplo: Sertãozinho, Franca, Santa Maria, São Paulo, Porto Alegre.


  • Serviços de TI: responsável por suportar todas as demais áreas e equipes da empresa em relação aos serviços de TI, bem como prover serviços de TI, service desk e suporte técnico aos contratos / clientes. Para isso, é composta por equipes de Operações de TI, Service Desk e Suporte Técnico.
    • Operações de TI: responsável pela infraestrutura de hardware, software, servidores e rede de todas as estações de trabalho da MSTECH. Também é responsável pela administração do Datacenter da empresa e todos os serviços de TI relacionados, como serviço de e-mail, licenciamento, backup, monitoramento, etc.
    • Service Desk: responsável pelo atendimento de primeiro nível dos clientes e contratos da empresa via telefone, e-mail, ferramenta de registro de chamado, mensagens instantâneas, bem como dos chamados internos relacionados às operações de TI.
    • Suporte Técnico: responsável pelo atendimento de segundo nível de chamados internos e externos, bem como pelo apoio à implantação dos projetos da empresa.


As equipes de Recursos Humanos (RH), Administrativa e Financeira suportam toda a empresa e se reportam diretamente ao Diretor Presidente. O mesmo ocorre com a área de Qualidade, que promove as auditorias de processo do modelo de maturidade MPS.BR e, que para resguardar sua isonomia também se reporta diretamente ao diretor presidente.

Papel Formação Experiência Treinamentos (quando necessário) Adições ao ambiente de trabalho padrão Responsabilidades
Analista de PCP Superior completo, ou cursando, em tecnologia ou qualquer área que apresente uma ou mais disciplinas de estatística Não requer experiência Processo de Desenvolvimento de Software, Gestão de Portfólio de Projetos, Garantia da Qualidade, Diretrizes de Medição e administração de ferramentas utilizadas Ferramenta de gestão de processos 1 - Disponibilizar informações das oportunidades de negócios aos respectivos envolvidos, bem como os vínculos necessários para a obtenção dos códigos contábeis.

2 - Viabilizar a aprovação dos projetos junto a Presidência e Gestão de Portfólio de Projetos.

3 - Apoiar a Gestão de Portfólio na priorização de demandas.

4 - Garantir a criação e manutenção do ambiente de gestão dos projetos, assim como o acesso aos mesmos.

5 - Apoiar nas alocações dos colaboradores em casos de conflitos.

6 - Realizar a manutenção necessária em artefatos de processos, com base em decisões tomadas junto a gestão.

7 - Formalizar conclusões de propostas e projetos, na ótica contábil.

8 - Coletar indicadores organizacionais, conforme definido nas Diretrizes de Medição.

Analista de Operações Não requer formação mínima Experiência desejável na área de desenvolvimento de software e/ou manutenção de servidores, ferramentas e ambientes utilizados pela MSTECH Processo de Desenvolvimento de Software, ferramenta de apontamento de horas, utilização do SGC e utilização da ferramenta de gestão de projetos (on the job) Ferramenta de gestão de banco de dados e ferramentas de desenvolvimento, ferramenta para conexão com servidores e acesso remoto 1. Viabilizar a publicação/envio do pacote de entrega gerado ao cliente, de acordo com os requisitos desenvolvidos para a respectiva entrega;

2. Configurar o ambiente técnico da empresa, de acordo com solicitações de acesso e perfis de usuários;

3. Reportar problemas encontrados e sugerir mudanças.

Analista de QA Formação técnica ou cursando superior em tecnologia ou qualquer área Não requer experiência Processos de Desenvolvimento de Software, Garantia da Qualidade, Gestão de Portfólio de Projetos, Diretrizes de Medição, utilização do SGC em ótica administrativa e utilização da ferramenta de gestão de projetos (on the job) Não se aplica 1. Conhecer os processos organizacionais e ferramentas de suporte da empresa, possuindo como base de trabalho o “Processo de Garantia da Qualidade”;

2. Ser independente em relação às equipes do projeto, sem vínculos;

3. Verificar objetivamente a aderência e conformidade dos processos através das auditorias nos projetos e processos específicos;

4. Auditar os processos e projetos da empresa e, quando necessário, apontar não conformidades nos itens auditados;

5. Analisar a solução dos problemas encontrados no prazo previsto e direciona-los conforme as regras de escalonamento estabelecidas.