Padrões para classificação de bugs
Índice
Introdução
Com o amadurecimento do processo de testes na MSTECH, surge a necessidade da implantação de métodos de melhoria contínua da qualidade. Os bugs representam muito mais do que descritivos de falhas. Através de uma análise estatística, podemos identificar padrões de defeitos e, dessa maneira, sugerir melhorias e planos de ação para diminuir essas ocorrências, aumentando a qualidade dos produtos desenvolvidos. A classificação dos bugs auxilia nesse processo, dando aos gestores os instrumentos necessários para identificar esses padrões.
Classificações
1 Funcionalidade
- Desacordo com o requisito
- Integração
- Construção
- Ortografia e gramática
- Definição
1.1 Desacordo com o requisito
Essa classificação deve ser utilizada nos casos em que o sistema, módulo ou página não foi desenvolvido de acordo com os requisitos fornecidos.
Exemplo:
Requisito: a página de cadastro de pessoas deve possuir os campos Nome, Endereço e Telefone. Desenvolvimento: A página foi desenvolvida com os campos Nome e Endereço.
A falta do campo Telefone caracteriza um bug de Funcionalidade, com a subclassficação Desacordo com o requisito. Vale lembrar que a página pode estar funcionando corretamente com os campos que foram implementados, porém a falta de um dos campos especificados no requisito caracteriza um problema.
1.2 Integração
Utilizada quando o desenvolvimento de um requisito afeta ou danifica, direta ou indiretamete, outra parte do sistema.
Exemplo:
Requisito: Alterar a forma de cálculo da média bimestral, de (a+b+c)/3 para (a+b)/2. Desenvolvimento: Fórmula alterada para (a+b)/2.
O desenvolvimento foi realizado corretamente, porém a alteração da fórmula de média bimestral alterou também o cálculo da média final, que não deveria ter sido alterada. Portanto, ocorreu um bug de Funcionalidade, subclassificação Integração.