Política de Versionamento e estruturação de branches

De MSTECH wiki
Revisão de 12h58min de 1 de setembro de 2016 por Ricardo.agulhari (Discussão | contribs) (Estruturação dos branches no GitLab)

Ir para: navegação, pesquisa

Sobre essa página

Essa página contém informações referentes ao modelo de estruturação de branches dos repositórios existentes no GitLab que deve ser seguido para que sejam aderentes ao Processo de Desenvolvimento de Software da MSTECH.

Da mesma forma, descrevemos como os artefatos devem ser organizados na realização de uma operação de manipulação de arquivo versionado (commit).

Estruturação dos branches no GitLab

A imagem abaixo apresenta de forma resumida a forma de estrutura dos branches de um projeto:

Estratégia de branches.png

Cada repositório contém por padrão um branch "Main". Este branch contém o histórico do código estável do produto, sendo este a matriz de onde os demais branches serão criados.

Quando uma nova evolução deste código fonte é necessária (sendo esta por uma evolução de produto ou um novo projeto de customização, por exemplo) será criado um novo branch para este desenvolvimento. Este branch deverá ter o nome do projeto/produto aberto como identificador. Este branch deverá ser criado a partir de uma "tag" (label) registrado na Main.

O desenvolvimento das funcionalidades previstas no projeto deverão ser realizados neste branch, ficando como opcional, a critério da célula, a utilização de estratégias como branch por feature, por exemplo. As alterações realizadas deverão ser encaminhadas, invariavelmente para o branch do projeto, por meio de commit seguindo os padrões definidos pela empresa (verificar a seção "Requisitos de commit de código" nesta página).