Regras de pontos de controle
Objetivo
Pontos de controle representam pontos entre um marco e outro nos quais revisões são realizadas para avaliar o andamento do projeto, porém, não estão no caminho crítico do projeto, ou seja, o projeto pode prosseguir mesmo que a revisão de um ponto de controle não tenha sido concluída. A visibilidade apropriada possibilita a tomada de ações corretivas quando o status do projeto se desvia significativamente do esperado. Tais ações podem exigir o replanejamento, para incluir a revisão do plano original, o estabelecimento de novos acordos ou atividades adicionais de mitigação de riscos no plano.
Desta forma, são objetivos da realização dos pontos de controle:
- Medir o andamento do projeto em face do cronograma que havia sido programado;
- Verificar se o projeto está sendo realizado conforme planejado;
- O custo está dentro do previsto?
- Há necessidade de mudanças no planejamento?
- O projeto continua viável?
Referências
[SOFTEX, 2016a]. ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EXCELÊNCIA DO SOFTWARE BRASILEIRO – SOFTEX. MPS.BR – Guia de Avaliação:2016, fevereiro 2015. Disponível em: www.softex.br.
Descrição
Para uma análise com recorrência padronizada entre os projetos da empresa, estabelecemos algumas regras que devem ser utilizadas no planejamento das datas. As regras têm por parâmetro a duração dos projetos.
- Para projetos com duração de até dois meses:
- O marco deverá ocorrer no meio do projeto. Este é o marco denominado como "50%". Por exemplo, o projeto "Alfa" ocorrerá de 01/08/2016 a 31/08/2016, seguindo a regra, eu posso planejar o marco "50%" no dia 16/08/2016.
- Para projetos com duração superior a dois meses:
- Deverá ocorrer um marco mensalmente. Esse é o marco denominado como "mensal". Se o projeto "Beta", por exemplo, ocorrer de 01/08/2016 a 30/01/2017, seguindo a regra, posso planejar o marco mensal para acontecer todo dia 01 até o término do projeto.