Trilha NodeJS

De MSTECH wiki
Revisão de 22h11min de 15 de julho de 2016 por Andre.machado (Discussão | contribs) (Programação Reativa Funcional com Observables)

Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo disponibilizado pelos palestrantes

Palestra Palestrante
Desenvolvendo BOTs com Telegram e Javascript (material não disponível) Erick Wendel Gomes da Silva
Programação Reativa Funcional com Observables (material não disponível) Felipe Rohde
Comunicação em tempo real com Node.js (material não disponível) Vinicius Mussak
Asterisk + Node = Apps de R$ 7.000,00 por mês (material não disponível) Marcelo Lomonaco
Serious nodeJS applications (material não disponível) Guilherme de Souza
Deixando o V8 otimizar sua aplicação Node (material não disponível) Talysson de Oliveira Cassiano
Você não conhece o Node.js (material não disponível) William Grasel Martins


Resumo

Geral

...

Desenvolvendo BOTs com Telegram e Javascript

Desenvolveu-se uma aplicação para demonstrar a utilização de BOT em um sistema de troca de mensagens, utilizando conceitos de Inteligência Artificial para analisar e identificar padrões textuais, respondendo à perguntas de maneira autônoma.

A primeira etapa foi o desenvolvimento do chat, que utilizou a API do Telegram, demonstrando o envio e recebimento de mensagens. A segunda etapa demonstrou a analise das mensagens de maneira autônoma utilizando um framework de Inteligência Artificial da IBM, o Watson Tone Analyser e Language Translation que conseguiu traduzir as mensagens do inglês para o português e identificar padrões respondendo as mensagens de maneira autônoma.

Programação Reativa Funcional com Observables

A palestra abordou de uma forma mais teórica conceitos de programação reativa. Citou um caso de uso da empresa Netflix, que vem recentemente utilizando Node.js para tratar a escalabilidade de seu back-end, com um sistema reativo a cargas e falhas e utilizando programação baseado em streams (fluxo constante de dados ordenados por uma linha de tempo).

Ficou claro que utilizar programação imperativa para lidar com problemas assíncronos torna a aplicação cada vez mais complexa e menos escalável, por isso, mecanismos como callbacks, promisses e eventos são muito utilizadas em linguagens assíncronas como Node.js. Porém com a necessidade de lidarmos cada vez mais com concorrência de dados, esses mecanismos apresentam sérias deficiências, deixando aplicações mais frágeis e improdutivas.

Uma solução apresentada como a melhor maneira para tratar códigos assíncronos foi a utilização de Observables, que se utilizado de maneira correta, poderá trazer muitos benefícios a aplicação, como uma maior tolerância a falhas, mais agilidade, menos consumo e maior escalabilidade.

Apresentou e demonstrou alguns exemplos da biblioteca RxJS, que é uma das mais conhecidas para implementação de programação reativa.

Comunicação em tempo real com Node.js

...

Asterisk + Node = Apps de R$ 7.000,00 por mês

...

Serious nodeJS applications

...

Deixando o V8 otimizar sua aplicação Node

...

Você não conhece o Node.js

...